O projeto “Um dia na escola do meu filho” teve como tema Gincana
Cultural e no final de semana foram desenvolvidas diferentes atividades como:
contos de lendas; descubra a charada; competição de trava-língua; produção de
textos, provérbios e poesias focando a cultura folclórica; contação de “causos”
folclóricos; desafio de completar a parlenda; confecção de cartazes; desenhar e
colorir os mitos; releitura de quadros; encenações das cantigas de roda; e
resgate de algumas brincadeiras: pega-pega, bolinha de gude, pião, boneca de
pano, telefone sem fio, amarelinha, cabra-cega, esconde-esconde, estátua,
passa-anel, morto-vivo, corda, bugalha, dança das cadeiras, corrida com ovo,
entre outras.
Foram elaborados cartazes com trava-línguas, adivinhas e uma
oficina de pipas e produção de desenhos sobre mitos e lendas folclóricos,
respeitando as potencialidades artísticas e intelectuais dos participantes, e
foi feito um campeonato de pipas.
Algumas escolas contaram com apresentação artística cultural como
de: capoeira, uma mistura de dança com luta; grupo de teatro e apresentação do
Grupo de Folia de Reis, que antes de se apresentarem, expuseram o significado
da tradição que faz parte da identidade cultural brasileira; apresentação de um
grupo de samba; Apresentação de danças; Apresentações de bandas; Stand up;
Apresentação de diversos tipos de danças; Desfile garota e garoto estudantil;
Desfile de roupas confeccionadas com material reciclado; Apresentação dos
bonecos de Mané Gaiola.
Entre as apresentações houve sorteios e brincadeiras, com
perguntas e respostas ao público (dividido em duas equipes) sobre as nossas
lendas e seus personagens. À equipe que somou mais pontos, foram oferecidos
prêmios na forma de brinquedos. As escolas distribuíram para os convidados
lanche: pipoca, cachorro quente, suco e etc.
Fotos:
Escola: Orminda Guimarães Cotrim
Escola: Josepha Castro
Escola: Odulfo de Oliveira Guimarães
Escola: Maurício Montecchi
Escola: Dolores Belém Novaes
Escola: Antônio Furlan Junior
Escola: Nestor Gomes de Araújo
0 comentários:
Postar um comentário