quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia do Meio Ambiente - 2012


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros. Sendo assim, o Programa Escola da Família realizou nos dias 02 e 03 de Junho, oficinas voltadas ao tema com o objetivo de conscientizar a comunidade e principalmente as crianças.
 Foram realizadas palestras para a conscientização dos participantes, orientações quanto ao descarte do lixo com base no tempo que os materiais levam para decompor no meio ambiente, varreduras nas comunidades fazendo a coleta de lixo seletivo na escola e nos bairros, com a participação das crianças e do público em geral, orientando as crianças sobre a importância da reciclagem e de manter o ambiente saudável. Foi mostrado como trabalhar com material reciclável e assim orientando o que se pode fazer com esse "lixo" para aumentar a sua renda e preservar o meio ambiente.
Foram confeccionados painéis, sobre a decomposição de materiais descartáveis de uso do cotidiano, brinquedos feitos com material reciclável. Foi feita troca do material reciclável por mudas, e em potes feito de garrafa pet e com caixinhas de leite foram distribuídas mudas de alface, conscientizando que mesmo sem quintal com terra podemos plantar verduras em nossa casa. Também foi realizado o plantio de diversas arvores, que foi conseguido pela Coordenação, foram em torno de 600 mudas são elas de vários tipos, medicinais e frutíferas (Acerola, Uva Japonesa, fruta do Condi, Pitanga, Pinha, Amora, Jabuticaba, Café) e também mudas de Ipê branco, amarelo e roxo. O projeto teve por finalidade renovar e despertar a consciência da preservação do Patrimônio Público, nos alunos, tanto no ambiente escolar, quanto em outros lugares.








































0 comentários:

Pesquisar este blog